quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Ética e o Profissional de Contabilidade no Novo Milênio (RESUMO)

Alunos:
Daiane Menezes
Daniela Brandão
Joilson Teixeira
Liliane Silva
Tainan Cunha







Resumo apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Humanidades I do curso de Contabilidade, turno noturno 1º semestre na faculdade Castro Alves sobre orientação da professora Adeonora Cristina.






Salvador, 05
Maio de 2012






A ética e o profissional de contabilidade no novo milênio



Os autores do texto de Ética Profissional de Contabilidade no Novo Milênio destacam o conceito de ética, que é a conduta humana do ponto de vista do bem e do mal, a ética pode ser entendida como conjunto de princípios básicos que visam à disciplina e regulam os costumes. E o moral como conjunto de regras de condutas das pessoas em um determinado grupo social.
Para os autores, ética se divide em normativa (baseada em regras fixas e princípios), teleológica (baseadas na moralidade), e situacional (baseada e nas circunstâncias).
Segundo os autores, a ética nas organizações contemporânea se tornou algo muito difícil, pois em uma era capitalista as organizações defendem interesses próprios. E que responsabilidades sociais são entendidas como orientação para os outros interesses.
Uma empresa capitalista, embora faça parte de um contexto onde atua códigos morais, só terá um comportamento ético se toda sua equipe de diretores e colaboradores assim for.
Destacam ainda que a competição crescente e a maior interação entre empresa de todo o mundo, lançam cada vez mais força sobre a ética no ambiente de trabalho, transformando esta conduta em fator essencial para o sucesso do negócio no mercado profissional.
Assim, diante de um mercado concorrido e cada vez mais capitalista o comportamento ético de um profissional de contabilidade tem se tornado muito importante, pois o objetivo essencial de um contador é apresentar com transparência e clareza as informações através de seu balanço.
Afirmam que o profissional de contabilidade tem que adquirir o pleno conhecimento e domínio de toda a sua profissão, pois não é ético que uma pessoa aceite um cargo contábil sem ter a competência para exercê-lo, ou ate mesmo colocar em primeiro lugar seus interesses pessoais.
Consideram também que o contador por sua vez tem que ser cauteloso em suas atividades, pois estão ligadas a resultados de uma empresa que geram montantes a pagar como: impostos, taxas, juros entre outros. Com isso a importância do código de ética dentro da classe contábil seja ela para auditores, líder, empregados ou empregador.
O código de ética é o verdadeiro norteador, que devem reger todas as contundas dos profissionais envolvidos.
Concluem que o profissional de contábil tem que está sempre avaliando suas ações referentes ao código de ética no ambiente de trabalho, pois ele esta diante de fatos que exigem maior transparência, dados importantes e essências para o desenvolvimento da organização, o código de ética organiza os comportamentos independe do sistema ou corrupção pensando sempre no melhor para a empresa e a sociedade.



REFERÊNCIAS
SILVA, Solange M., PEREIRA, A. C., RODRIGUES, G. M., PENHA, J. C., GIACOMAZI, L. C.,
MARCOLINO, O. A ética e o profissional de contabilidade no novo milênio In: XXXIX Asamblea
Anual del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA), 2004, Puerto
Plata. CLADEA. , 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário