terça-feira, 12 de junho de 2012

ÉTICA: APO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Algo em comum



A ética é o comportamento interno e externo para a conduta humana. Ela é encontrada em todas as nossas ações das mais simples até como estabelecer uma relação afetiva ou exercer uma atividade profissional, visando a competência, confidencialidade, integridade, objetividade, responsabilidade.  A ética se torna essencial, é exigida a todo momento para que venha a existir fidelidade entre contador e cliente.
A base para um bom relacionamento profissional parte também de comprometimento social e ético. Por vez todo contador tem o dever de exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade. Em 1970, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) editou a resolução nº 803, aprovando o vigente código de ética profissional, esse código tem o objetivo de fixar e conduzir os contadores no exercício profissional.
Guardar sigilo sobre o que se soube em exercício profissional legal, manter sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços executados, renunciar a função exercida, quando falte a peso a confiança por parte do cliente ou empregador. Por isso se faz necessário um pensamento ético em cada um de nossos atos: é preciso buscar o próprio equilíbrio, ter algo de positivo para o encontro com o profissionalismo.
Essas sínteses aqui destacadas foram apresentadas na Faculdade Castro Alves, em 24/03/2012 pelos professores Jumara Teodoro (Ciências Contábeis), Vaner do  Prado (Administração) e Rita Rapolld (psicologia), sendo mediadora Aldenora Cristina (Humanidades/Sociologia).
A escolha da Ciência Contábil para a nossa formação é adquirir crescimento sem abdicar a ética e os valores no exercício das atividades, trazendo para os futuros contadores maior responsabilidade moral e profissional ao tornarmos gestores de informações, assim percebemos que um código de ética é muito mais que uma simples reunião de direitos, deveres, limitações e punições é o verdadeiro norteador que deverá reger sob cada profissão desenvolvendo e ampliando as condutas em virtude de um comportamento humano exemplar.
Após concluir a graduação o profissional tinha a certeza que já poderia exercer sua profissão e, em seguida, ter uma total vantagem no mercado de trabalho. Em tempos atuais, não basta concluir o curso superior, o contador necessita incorporar-se a características de outras profissões e estar preparado para mudar a forma de agir e identificar as informações disponíveis.


Autores: Daiane Menezes, Daniela Brandão, Joilson Teixeira, Liliane Oliveira e Tainan Cunha.
(Estudantes do curso de Ciências Contábeis 2012.1, na Faculdade Castro Alves).
 Salvador-Bahia, Maio 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário